terça-feira, março 24, 2020

Em tempos de quarentena...nada a ver.


Vou falar-vos de um curso que tirei há uma década atrás, e que se tornou numa das coisas mais IMPORTANTES na minha vida,

e através da qual percebi a motivação de todas, mas absolutamente todas, as acções estranhíssimas que já tomei na vida.

Há 10 anos, dois amigos extremamente perspicazes e cautelosos, falaram-me de um curso chamado ENEAGRAMA, ensinado nas faculdades de Psicologia da Ivy League. Um curso em que (muito sinteticamente), se ensina que já na Antiguidade existiam 9 padrões de comportamentos ou personalidades. Eles vinham perturbados.

Fiz esse curso com uma amiga minha, VIRGEM E UMA GRANDESSÍSSIMA BEATA.

Descobri então que a minha personalidade é designada a de TIPO 8: “A Confrontadora (parte chata)/PROTECTORA (parte fofa)”: sou forte e quero proteger quem não o é, e o  meu pecado capital, que me assombra desde que sou gente até que morra, e que pode ser mitigado mas nunca erradicado, é a LUXÚRIA.

Eu estava em choque... realmente tenho um historial absolutamente admirável de broncas, confusões, próprias e de terceiros, do "estás comigo ou estás contra mim”, o mundo é uma selva e a LEI É A DO MAIS FORTE. 

Concomitantemente, percebi que também a minha amiga virgem também estava profundamente chocada, mas na realidade nunca chegámos a debater bem este assunto uma vez que, minutos após começarmos a falar da nossa personalidade, principiámos as duas um DEBATE ENÉRGICO em plena sala.

Aparentemente, aos olhos dos outras personalidades, nós as 2 estávamos a brigar, mas na realidade estávamos apenas a trocar argumentos vigorosos, nariz com nariz. Nada mais.

A malta do curso viu-nos a resfolegar e fazer peito, até porque também a minha amiga virgem tinha toda uma energia que eu, à data, associei à falta de sexo. Motivo da ilusória contenda (bastante válido):

Ambas achámos que tínhamos a personalidade Confrontadora/Protectora, mas recusávamo-nos a aceitar que a outra também a tinha! Ou seja eu, a bitch luxuriosa, recusava-me a aceitar que uma virgem deslambida (eye roling) se atrevesse a dizer que tinha a mesma personalidade que a minha. E vice-versa, já que ela, enquanto trucidava o meu carácter aludindo a questões porcas e chamando-me à tromba estendida de Carne Fraca, benzia-se e pedia a Jesus para me perdoar por eu ser tão burra e com tão pouco discernimento.

Trocaram-se argumentos valorosos, voaram intensas canetas pelos ares, perdigotos em todas as direcções. Imediatamente interveio o professor que nos ministrou o curso, perguntou o que se passava, e cada uma explicou, exactamente ao mesmo tempo e tentando sobrepor o tom de voz à outra, que era CIENTÍFICAMENTE IMPOSSÍVEL ambas termos a mesma personalidade tipo 8,

EU - Até porque ela tem 30 anos e é virgem, (luxuriosa o c…) ;
ELA- E ela é uma tarada mas não é protectora. Ela assusta toda a gente só de arregalar os olhos!

(Inchei o peito de orgulho).

E…. bem, o cabrão estava a rir-se. - “Realmente, aqui a palavra chave para nos ajudar a identificar esta personalidade é a Luxúria”. – esclareceu.

Eu arreganhei logo a tacha à virgem deslambida. Burra, a achar que era igual a mim… Mete a tua inexistente luxúria no cu e vai procurar outra personalidade – pensei.

Mas…Luxúria não é simplesmente no sentido sexual da palavra, mas sim no significado de Intensidade, Exuberância, Energia. São intensas em tudo o que fazem. Oito ou oitenta, tudo ou nada. E, nesse sentido, e sexualmente falando, podem até ser imorais por um lado, ou moralistas rígidas, por outro” .

Calámo-nos, combalidas. Ele não sabia da minha vida privada, e muito menos que ela era virgem.

“Tenho a dizer-vos que me parece que na realidade, têm exatactamente a mesma personalidade”. Virou-se e falou para o resto da turma “Percebem agora quando disse que era muito fácil identificar os Confrontadores? “, e apontou para nós as duas, todas descabeladas a arfar, parecíamos dois orangotangos em disputa por comida.

Risota generalizada daqueles lambe-cus .

No final da manhã, fomos almoçar juntas, super emocionadas e intrigadas. Conversámos entusiasticamente, fazendo uma retrospectiva sobre as nossas supostas diferenças. Eu comi pernil assado que nem um abade, ela depenicou 3 bagos de qualquer coisa e um bocado de brócolos.

Regressámos ao curso, melhores amigas, como sempre. As pessoas totalmente incrédulas, a olharem para nós.

“Ah, pormenor: este tipo de personalidade, por exteriorizar tão bem a sua visceralidade interior, no fundo a sua Raiva, explode, resolve o assunto e fica tudo óptimo numa questão de minutos. Não remoem ódios.”– esclareceu o professor. 

O Eneagrama ensinou-me também que nem todos têm que pensar como eu (aqui foi o choque principal. O horror, o descalabro, noites sem dormir), e existem outras 8 personalidades maravilhosas por esse mundo fora, que agora entendo melhor.

Acima de tudo, aprendi que apesar de ser uma Bruta Encouraçada, o meu caminho é tentar baixar a guarda e ser uma pessoa assumidamente Vulnerável e continuar ainda assim, a tentar ser Protectora dos Frascos e Comprimidos. A Madre Teresa de Calcutá, eu e Trump temos exactamente a mesma personalidade de Confrontadores/Protectores, embora ela esteja no topo, ele na cauda, e eu um cu acima dele.

Mas como caricaturar é o melhor remédio, pois não nos devemos levar muito a sério, eis a descrição absolutamente maravilhosa que a Desciclopédia faz da Personalidade o Confrontador/Protector ou, dito de outra forma:



O Mandão Infantil

São psicopatas sanguinolentos, teimosos e vivem se achando o rei da cocada preta. Essas pessoas não pensam em nada que não tenha sangue, tem mania de querer fazer antes de todo mundo, ele vai disputar até a oportunidade de ser eletreocutado.
São geralmente líderes de torcidas organizadas e assassinos em série.
Fazem várias coisas ao mesmo tempo, tudo mal feito. 


(E esta sou eu.. Que orgulho desmedido).


Ps- Percebi então que a minha amiga virgem não se exaltou por falta de sexo. Foi pura intensidade. Na noite de núpcias estraçalhou marido em mil pedaços. Eu não vi. Pagava para ter visto, mas não consegui, a minha intensidade de coscuvilhice contendeu com a dela de privacidade.

É, decididamente, das minhas pessoas preferidas com quem conversar.


11 comentários:

redonda disse...

:))) é muito bom poder chegar aqui e rir (qual será a minha personalidade? talvez um dia possa fazer um curso desses, vou googlá-lo)

redonda disse...

Em curso rápido no Google
"Pacifista, Preservacionista"

" R y k @ r d o " disse...

Rir é o melhor que a vida tem...Claro sem falar na ... luxuria

Voltaria com mais tempo para ler com mais atenção

Fiquei seguidor

Cumprimentos poéticos

Cidália Ferreira disse...

Gostei bastante deste blogue, referido pela amiga "redonda" :)

-
Primavera assombrada...
-
Campos vazios em prosas floridas
Vai tudo ficar bem
Beijos e uma excelente noite

Amélinha disse...

O que eu me ri aqui! Muito obrigada pela boa disposição e pela forma como escreve!

اجيال كلين disse...


شركة تسليك مجاري بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة شركة تنظيف بالدمام




شركة تنظيف بالخبر
شركة تسليك مجاري بالخبر
شركة مكافحة حشرات بالخبر


شركة تسليك مجاري بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالقطيف
شركة تنظيف بالقطيف


اجيال كلين disse...



شركة مكافحة حشرات بمكه ورش مبيدات
شركة تنظيف بمكة شاملة كل اعمال التنظيف
شركة تنظيف كنب وسجاد وفرش وستائر بمكة




شركة تنظيف بجدة
شركة مكافحة حشرات بجدة
شركة تنظيف كنب وسجاد وفرش وستائر بجدة
شركة تنظيف بجدة شاملة كل أعمال التنظيف
شركة تسليك مجاري وتنظيف بيارات وتوصيل مجاري بجدة




شركة مكافحة حشرات بجازان
شركة مكافحة الحمام بجازان

bea disse...

Bom, não há dúvida, inspiração e comicidade são dois ingredientes que não lhe faltam. Parabéns.
Não ligo meia a essa coisa de personalidade isto e aquilo. O meu lema: cada um é como é, mas somos muito mais parecidos uns com os outros do que imaginamos.
Boa semana

Susana disse...

Redonda!!!! ÉS UMA PACIFISTA/PREGUIÇOSA e foste a ÚNICA que fizeste o teste básico? Estou impressionadíssima, significa que estás estruturalmente muito saudável! Os 9 são normalmente os que não afzem o teste porque dá muito trabalho.

Susana disse...

Bea,somos todos parecidos e a ideia é irmos buscar o melhor dos outros. Mas porra, é super difícil ser-se Mediadora como a Redonda, ou Poético/Romântico como me parece o Ricardo.E Bea, que admirável bom-senso. Parece-me muito eficiente. Que inveja.

Susana disse...

Ricardo (seu galã), Amelinha e Cidália, bem-vindos ao meu mundo interior psicótico. E luxurioso.