domingo, setembro 12, 2010

30 anos e 20 dias

Como escrevinhei para aqui algures, depois de vir de férias escreveria com a regularidade desejada, quer por vocês, pacientes leitores, quer por mim própria, que criei o Salsicha com tanto amor e carinho num dia de estágio completamente desesperante, no ano de 2005.

5 anos depois, reflicto (respiro fundo, fecho os olhos suavemente, abro-os novamente, a realidade é crua e una): MEU DEUS DO CÉU, EU JÁ TENHO 30 ANOS!!!! COMO É POSSÍVEL SEMELHANTE DIABOLIZAÇÃO DA MINHA PESSOA??!! 30 ANOS!!

Lembro-me como se fosse ontem de estar em em Armação de Pêra, em pleno Agosto, a festejar os meus 10 anos orgulhosa que nem um pavão macho, e olhar compadecidamente para a minha mãe que, exactamente uma semana depois, perfez os 30. "30 anos" - pensei eu: "Coitadinha, qualquer dia bate as botas".

E agora, chegou a minha vez.

O que dantes era para mim a antecâmara da sepultura, é hoje em dia a minha idade biológica. O que verdadeiramente me vale, é que sei exactamente quem sou por dentro. Continuo a ser a mesma miúda ruim, amoral , burra e trafulha de sempre.

Noutro dia dei por mim a dizer a alguém: "quando for grande, vendo o Citroen e compro um Nissan Qashqai". A pessoa silenciou-se, confusa. Eu própria enrubesci.

Isto tudo para me desculpar por não ter escrito atempadamente. É que tive mesmo um momento de reflexão que, felizmente, passou relativamente rápido (essas coisas da introspecção reservam-me a minha futura adultez. Que há-de vir...mas não para já).

Até lá, viva a criancice, a falta de autonomia e espírito crítico. Viva o Salsicha, que iniciei com 25 anos e permanece igual aos 30, exactamente com o mesmo registo diabólico de pós-adolescente!

Teoricamente, sou adulta. Na prática, estou no limbo dos infantes. Ninguém tem 30 anos...

25 comentários:

Piston disse...

Salsicha do meu coração...

Maria Santos disse...

Não te preocupes, miuda, o sentimento vai ser igual aos 40...
Tudo bem, ainda me faltam 10 meses e uns dias para atingir tal idade, mas a parvidade é a mesma dos 10, 20, 30... tenho é mais cabelos brancos... nada que a tinta não resolva!
Adoro ler-te!

Susana disse...

bolas, vocês são rápidos! é por serem seguidores ou lá o que isso é? piston e maria gosto-vos! se não fossem vocês e mais um quantos decadentes, hoje seria apenas mais uma salsicha de 30 anos muda e queda. obrigada :)

Piston disse...

Ou sou um stalker competente ou não compreendo qual a minha função no mundo.

Susana disse...

és stalker, claramente (baixa-chiado: terror; Tires: terror) mas como é possível descortinares-me no genérico dos Gato e não atrás da Catalina? Shame on you!

Piston disse...

Com a Catalina desoriento-me. Começo logo por ter dúvidas de género e todas as outras funções cerebrais cessam de imediato.
Estou à espera de ver isso.

Alexandra disse...

Ehehe! Parabéns à autora e ao Salsicha! Espero que aos 70 o tom seja exactamente o mesmo!

Liliana disse...

Percebo perfeitamente o comentário! Também tenho 30 anos e exactamente a mesma profissão! :)

Mokittas disse...

como entendo... este mês faço 31... e não sinto em nada a idade!!

bjs

H.O. disse...

Sus continuas igual desde sempre, é uma virtude! Aproveita bem os 30, com tudo a que tens direito e mereces.

wine, wine and more wine.. disse...

welcome back Susana. os 30 sao os piores depois os 31,32,33,34 e 35 passam e ja nem das por eles, so, don't worry be happy. please keep writing, eu estou noutro lado do atlantico mas venho sempre aqui pra ver se ha algo de novo e se ha como hoje, repasso as minhas irmas, amigas q estao por estes lados sempre a espera de um post teu.
beijinhos

Ronin disse...

UAU... 30 anos... pensei que fosses mais nova... alias, tenho-te na memoria como sendo bem mais nova (que eu)... por outras palavras, sempre me fizeste sentir bem mais velho que tu... LOL LOL... brincadeira ! ;-) Fizeste 30 aninhos mas aposto que estas igualzinha a quando te conheci :-) ...acredita que isto é um elogio... Beijo grande (atrasado) de Parabens ! *

Susana disse...

Ronin, mentaliza-te: és mais velho que eu. Ponto. E eu tenho que me mentalizar que tenho 30. reticencências.

Goldfish disse...

Eu costumo dizer que quando for grande, vou ter um Humvee - o meu sonho é passar a ferro certos parceiros automobilistas, mas isso são outros 500. Parabéns e obrigada pelos sorrisos.

blimunda sete luas disse...

Parabéns Susana, parabéns Salsicha! Deixa lá isso dos 30, vai-te passar rapidamente quando estiveres a chegar aos 40... Falo por mim!

Blondewithaphd disse...

Tem, tem! vai ver que vai amar os "intas"!

Ricardo disse...

A idade é um estado de espirito xD se calhar ainda tens 19 mentais ou assim?! xD

Susana disse...

19 mentais? não insultes a minha sã criancice!

Rafeiro Perfumado disse...

Já 30 anos? Qualquer dia bates as botas...

Anónimo disse...

Já vai sendo altura é de actualizarmos aquilo que é a imagem mental que temos de quem tem 30 anos... talvez nessa altura deixe de parecer tão estranho chegar lá. Afinal de contas, os 30 são os novos 20 :D

cacau disse...

tb n acredito que tenho 29... socorroooo!

Marta disse...

ahah adorei o blog, so tenho a dizer que ter 30 anos é bom, tem liberdade, um trabalho que gosta, dependencia, antes nao tinha mas desejada, daqui a uns tempos, ai sim, pode queixar-se quando a saude começar a falar mais alto!
Ate la, aproveita :D
Beijinhos e parabens pela idade e pelo blog.

p.s: todos nos temos uma crinça dentro de nos, e essa e que deve falar sempre mais alto :)

Phil disse...

VELHA !!!!

susana disse...

Luis Filipe... interface SEF universidades? Agora é que os vão arruinar de vez!

Maria Eva disse...

Sou mais uma com embrulho de 30 e recheio de 15, vá 18!
Pensando bem nem o embrulho é de 30. Hmm...
Viva os novos adolescentes (mas só com as coisas boas que há alguns um bocado parvos)!!